quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Resenha - Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras


                         

Olá pessoal! Nessa segunda resenha de livro eu resolvi trazer alguns seres da noite pra vocês... e também do dia. “Academia de Vampiros – O Beijo das Sombra” da Richelle Mead foi publicado aqui no Brasil pela editora Nova Fronteira – pelo menos a edição que eu li...

Bom, vamos começar pelo começo. Vou dar uma explicadinha rápida de como funciona os vampiros nessa série. Existem três categorias de vampiros, digamos assim.

Strigoi: são vampiros que se corrompem, são selvagens, só podem sair à noite e matam suas presas. Podem ser mortos por estacas de prata. Precisam de sangue Moroi para continuar imortais.
Moroi: é a alta linhagem dos vampiros, também só podem sair de noite e se alimentam de sangues, mas não matam seus “lanchinhos”.  Eles podem dominar um dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. E em raras ocasiões um elemento especial do qual não se sabe muito.
Dampiros: são os guardiões dos Moroi, metade vampiro e metade humanos. Não se alimentam de sangue e podem sair de dia.

Entenderam tudo? Não? Então assim é mais fácil: os Strigoi são o vampiros de verdade, os Moroi são meio vampiro e meio capitão planeta e os Dampiros são humanos fortinhos.

O livro conta sobre Rosemarie Hathaway, mais conhecida como Rose – ainda bem para mim – e Vasilisa Dragomir, mais conhecida como Lissa – outro ponto pra mim – a partir do momento em que foram encontradas pelos guardiões da escola da qual tinha fugido. Quando retornam à São Vladimir terão de lidar com a nova hierarquia dos alunos, além das ameaças que Lissa recebe, confirmando que Rosa tinha razão em fugir dali.

Vou falar logo na lata: prefiro o filme. Pois é, não me matem por favor. Vi muita gente que não gostou do filme – a maioria aparentemente – mas eu achei realmente tão legalzinho. Assisti o filme antes de ler o livro e estava com altas expectativas para com este – estou com um vocabulário rico hoje, não? – mas realmente me decepcionou.

A leitura foi arrastada e tortuosa, o que eu não esperava que acontecesse já que as letras são bem grandes e espaçadas nessa edição, mas parecia que para virar uma página demorava uma eternidade, e por conta disso demorei um pouco para terminar o livro.

Não sei se foi por que já tinha visto o filme antes e já sabia a história, não foi uma leitura proveitosa. A escrita é meio superficial, os personagens, planos. Ok, não esperava mesmo personagens profundos nesse livro, oii,  Academia de Vampiros? Qualé!  E também admito que não é uma leitura habitual pra mim, com adolescentes e centrado no mundo dos vampiros, não se enganem leio MUITO sobrenatural, só que com mais seres.  Sai da minha zona de conforto e acho que por ter só vampiros ficou meio enjoativo, por mais que tivesse as variações. Também não ajuda nada que eu não tenho mais paciência pra toda essa briguinha de adolescente por popularidade. Acho que teve muito mais foco nesse tema e as melhores partes foram deixadas de lado e não foram exploradas o suficiente.

Mas também vamos dar um desconto, é o primeiro livro da série, e geralmente os primeiros livros são ruins mesmo, por ter que apresentar o universo dela e as ideias ainda não estão todas organizadas – pra gente. Além disso eu gostei do romance, o que é muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito muito difícil de acontecer.  A história geral é bem legal com todos os mistérios, como por exemplo qual é o elemento da Lissa que ninguém conhece e o que é ser beijada pelas sombras.

Acho, na verdade, que se você ainda está na fase da adolescência é mais suscetível a gostar do livro.
Dei três estrelas para o livro e pretendo sim dar uma chance e ler o próximo, só não sei quando... Dá pra ver que a série é bem mais do que mimimi de adolescente só espero que isso apareça nos próximos livros...

Sobre a edição, as folhas são amareladas e as letras grandes, apesar de não ter ajudado muito na leitura como já disse, é um ponto bom. Gosto da capa, não que seja lá essas coisas, mas em comparação com aqueles rostos de outras edições, é muito melhor! Só tem um porém, não o que é isso que eles usaram para escrever "O beijo da sombras" mas já está saindo, e isso me incomoda um pouco... 
                                
Bom pessoal, espero que tenham gostado da resenha, e que eu não tenha parecido um carrasco, até a próxima e beijos de jujuba! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário