quarta-feira, 30 de março de 2016

Resenha - O Limiar



Olá pessoal! Hoje vou falar de um livro que é muito provavelmente o melhor que eu li esse ano, não só por que a escrita é maravilhosa, mas também por que me surpreendeu muito! O Limiar do David Baldacci foi publicado aqui pela editora Gutenberg.

Artemísia é um vilarejo isolado, cercado por um pântano que abriga os mais obscuros seres e o preço a se pagar por entrar nesse lugar pode ser alto demais. Ninguém nunca saiu de Artemísia, isto é, até o amigo e mentor de Vega Jane, Quentin Herms, fazer exatamente isso. Mas ele deixa uma trilha de pistas para Vega, que a fazem ver que o lugar em que vive pode ter sido construído com mentiras.

Como eu disse lá em cima, até agora esse é o melhor livro que eu li esse ano, mas minha relação com ele não começou tão boa assim. Eu ganhei ele de aniversário das minhas amigas no ano passado e por mais que a surpresa foi boa, eu estava com um preconceito com ele. Primeiro por que eu não tinha visto ninguém falando dele na internet – nenhum blog, nenhum booktuber, ninguém! -, e também o livro é narrado em primeira pessoa, o que eu geralmente não gosto. Nem preciso dizer como fui sem noção.


O livro envolve mistério e fantasia. Nele ninguém pode sair de Artemísia, e por mais que ter um pântano mortal que cerca o vilarejo é um bom argumento para não querer sair dele, o Conselho também faz todo o possível para impedir qualquer um de colocar os pés para fora. E é ai que o livro começa. Quentin Hermes é perseguido pelos cães de caça até o limiar da cidade e entra no tão temido pântano, mas antes disso ele deixa para Vega Jane um mapa dele e um anel que pertencia ao avô da garota. Com essas pistas, ela começa a ir atrás de verdades.

David Baldacci é um daqueles autores que eu leria até a lista de compras. A escrita é maravilhosa, flui bem e por mais que o livro apresente situações que seriam bem difíceis de acreditar, consegue convencer. Convencer e fascinar. O universo fantástico que o autor criou apresenta criaturas novas e conta com sua própria linguagem, utilizando expressões desconhecidas. Mas calma que no livro tem um glossário com tudo que precisamos saber – quem viu minha resenha de O Espadachim de Carvão sabe que eu aprecio muito os glossários.

Os personagens são construídos de maneira realística, movidos por seus próprios interesses, sejam eles obscuros ou os mais puros. E a evolução de alguns deles no decorrer do livro é impressionante. Começando por Dalph, melhor amigo de Veja, gago e medroso – características causadas por um trauma do passado – até o irmão mais novo da menina que sofre uma transformação surpreendente.

Vega Jane é a personagem principal e é pela cabeça dela que vemos o transcorrer da história e por conta disso vamos descobrindo os mistérios que envolvem o vilarejo com ela. O que dizer sobre ela? Maravilhosa, o tipo de protagonista que age e deixa sua marca.


A edição está impecável, contando com um mapa de Artemísia e sem problemas de revisão. A capa é linda e resume muito bem o livro, trazendo os personagens que mudam a historia do vilarejo – até o cachorro -, e até mesmo as cores azul e vermelho são importantes no livro. Obviamente dei cinco estrelas e favoritei. O final me deixou angustiada, louca pela continuação, infelizmente ainda não se tem previsão de lançamento do segundo livro, The Kepper – sim, eu perguntei para a editora.

Então é isso pessoal, leitura recomendadíssima para todo mundo! Até a próxima e beijos de jujuba!

2 comentários:

  1. Adoro suas resenhas, você faz eu ter vontade de ler. Quem sabe depois de ler interligados eu não leia esse? Minha irmã me mata se não terminar de ler esse livro.Hahahhaa.

    Vc não vai fazer uma resenha de Percy Jackson? Adoro a saga.

    Beijos de jujuba para ti ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa muito obrigada! Fico feliz de saber que dá vontade de ler mesmo! Interligados é muito bom também, mas ainda não li o terceiro livro, não estou com ele aqui, mas queria muito ler! Hahaha
      Acho que você não gostaria de saber o que eu tenho a dizer sobre Percy Jackson hahaha mas quem sabe um dia.
      Beijos de jujuba!

      Excluir